segunda-feira, 5 de junho de 2017

A Internet Está Cansando a Gente?

Youtubers Loucos e a Mesmice da Internet.


Observei algumas pessoas reclamando pelo Facebook de que o Youtube estava ficando entediante, enquanto outros falam que há falta de criatividade nos vídeos, e outros mais a reclamar da mesmice, da coisa muito igual e da cópia descarada mesmo - se bem que vários Youtubers até abandonaram o Stop-motion (fotos que se mexem). Isso porque produzi-los dá um trabalhão para editar aquilo tudo num vídeo que acabará por ser condensado.
 
Muitos Youtubers falam do mesmo jeito corrido como se estivessem em um filme do cinema mudo de antigamente. E as pessoas por vezes perdem um tempo 'precioso" tendo de voltar partes do vídeo para entender aquilo que perdeu sentido na narração dada a rapidez vocal.
 
Já até andei estudando e treinando fazer alguns vídeos também. Não para tentar angariar faturamento com cliques de anúncios, objetivo da maioria dos Youtubers. Já tentei também monetizar o blog, contudo, isso é bem difícil por dar muito trabalho e por ter de haver assiduidade e divulgar alhures. Assim, descobri que não é coisa tão simples para se obter um faturamento final mensal baixo para quem não consegue publicar vários "Virais" pela web.

Também não entendo como fazem tantas páginas no Facebook alimentando-as por tanto tempo. O Face não paga nada a Facetubers ou desenvolvedores de FanPages. Você acaba trabalhando de graça para o Facebook. Por experiência e observação, isso aconteceu comigo no caso das FanPages Pai Jacó Micudi Moçalah e com A Psicolouca, as quais acabei fazendo um blog para cada (embora hoje abandonados).   

Algumas características de "tribos" no Youtube até são fáceis de se reconhecer em outros tais e quais:


Característica 1: Geração MTV, Games e Pickachúúú
Os da MTV falam palavrões aos montes como se isso fosse algo engraçado. E os dos Games falam como se estivessem narrando um "Mortal Combat". Enquanto os Pikachú pensam que vivem no Japão e tratam só dos assuntos relacionados a animês e culturas relacionadas.
 
Característica 2: Palavras a mil segundosMuitos dos Youtubers começaram ainda na época dos vídeos de no máximo 3 minutos que o servidor do Google permitia. Daí que a consequência disso foi adquirirem o hábito de falar correndo 10mil palavras em 3 minutos. Isso também ocorria porque vídeos maiores que 3 a 5 minutos eram abandonados se não fosse assunto interessante. Ficam cansativos de ver até o final.

Característica 3: Vendedores de Ilusão
Enroladores de Palestras, Cursos, religiosos, fantasiosos e outros besteiróis que ficam horas falando, falando, falando.. para te empurrar algum CD/DCD ou Vídeo-link final do curso completo. Em outros vídeos de MNN e afins o protagonistas parecem que foram gravados em algum hotel 5 estrelas de Floripa, Rio de Janeiro ou outro local aparentemente chic (hotel é coisa chic?)... Em vários, você olha a paisagem ao fundo, onde o trânsito não anda e árvores, coqueiros, vegetação ao vento e ondas na praia não se mexem. Mas aos incautos, eles 'enfiam' até produtos que não são deles: cópias fajutadas de Plataformas de Sites, Livros de Auto Ajuda, CD/DVDs, e Vídeos-links finais com Senhas.

Ao final, o que quero passar ao internauta que não domina lá muito bem os meandros e códigos fontes da internet, e que anda achando a coisa estar ficando entediante, é que tanto no Youtube, no Facebook, Twitter, e outros sites, tem de tudo um pouco ou muito de tudo.
 
Mas então, "Qual é o problema da mesmice na internet?"

Ocorre que a maior parte dos sites da internet, tipo as redes sociais, as coisas funcionam automaticamente com "algoritmos programados"... Melhor explicando: se você está indo visitar, digitar, ou fazendo sempre a mesma coisa, por hábito. E vendo o mesmo tipo de conteúdo sempre, além de sempre estar digitando o mesmo contexto, esses ditos Algoritmos "lêem" o que você visita ou digita, e vão acabar trazendo para você ver aquilo que você está "frequentando" ou fazendo sempre.
 
Digite "furadeira" em alguma conversa no seu Chat com alguém e logo pipocarão na tela muitos conteúdos e anúncios nesse contexto da furadeira.

A grande verdade, estamos mesmo é sendo monitorados por todos os lados, páginas, e-mails e tudo o mais que a gente faz a internet.