segunda-feira, 5 de junho de 2017

A Internet Está Cansando a Gente?

Youtubers Loucos e a Mesmice da Internet.


Observei algumas pessoas reclamando pelo Facebook de que o Youtube estava ficando entediante, enquanto outros falam que há falta de criatividade nos vídeos, e outros mais a reclamar da mesmice, da coisa muito igual e da cópia descarada mesmo - se bem que vários Youtubers até abandonaram o Stop-motion (fotos que se mexem). Isso porque produzi-los dá um trabalhão para editar aquilo tudo num vídeo que acabará por ser condensado.
 
Muitos Youtubers falam do mesmo jeito corrido como se estivessem em um filme do cinema mudo de antigamente. E as pessoas por vezes perdem um tempo 'precioso" tendo de voltar partes do vídeo para entender aquilo que perdeu sentido na narração dada a rapidez vocal.
 
Já até andei estudando e treinando fazer alguns vídeos também. Não para tentar angariar faturamento com cliques de anúncios, objetivo da maioria dos Youtubers. Já tentei também monetizar o blog, contudo, isso é bem difícil por dar muito trabalho e por ter de haver assiduidade e divulgar alhures. Assim, descobri que não é coisa tão simples para se obter um faturamento final mensal baixo para quem não consegue publicar vários "Virais" pela web.

Também não entendo como fazem tantas páginas no Facebook alimentando-as por tanto tempo. O Face não paga nada a Facetubers ou desenvolvedores de FanPages. Você acaba trabalhando de graça para o Facebook. Por experiência e observação, isso aconteceu comigo no caso das FanPages Pai Jacó Micudi Moçalah e com A Psicolouca, as quais acabei fazendo um blog para cada (embora hoje abandonados).   

Algumas características de "tribos" no Youtube até são fáceis de se reconhecer em outros tais e quais:


Característica 1: Geração MTV, Games e Pickachúúú
Os da MTV falam palavrões aos montes como se isso fosse algo engraçado. E os dos Games falam como se estivessem narrando um "Mortal Combat". Enquanto os Pikachú pensam que vivem no Japão e tratam só dos assuntos relacionados a animês e culturas relacionadas.
 
Característica 2: Palavras a mil segundosMuitos dos Youtubers começaram ainda na época dos vídeos de no máximo 3 minutos que o servidor do Google permitia. Daí que a consequência disso foi adquirirem o hábito de falar correndo 10mil palavras em 3 minutos. Isso também ocorria porque vídeos maiores que 3 a 5 minutos eram abandonados se não fosse assunto interessante. Ficam cansativos de ver até o final.

Característica 3: Vendedores de Ilusão
Enroladores de Palestras, Cursos, religiosos, fantasiosos e outros besteiróis que ficam horas falando, falando, falando.. para te empurrar algum CD/DCD ou Vídeo-link final do curso completo. Em outros vídeos de MNN e afins o protagonistas parecem que foram gravados em algum hotel 5 estrelas de Floripa, Rio de Janeiro ou outro local aparentemente chic (hotel é coisa chic?)... Em vários, você olha a paisagem ao fundo, onde o trânsito não anda e árvores, coqueiros, vegetação ao vento e ondas na praia não se mexem. Mas aos incautos, eles 'enfiam' até produtos que não são deles: cópias fajutadas de Plataformas de Sites, Livros de Auto Ajuda, CD/DVDs, e Vídeos-links finais com Senhas.

Ao final, o que quero passar ao internauta que não domina lá muito bem os meandros e códigos fontes da internet, e que anda achando a coisa estar ficando entediante, é que tanto no Youtube, no Facebook, Twitter, e outros sites, tem de tudo um pouco ou muito de tudo.
 
Mas então, "Qual é o problema da mesmice na internet?"

Ocorre que a maior parte dos sites da internet, tipo as redes sociais, as coisas funcionam automaticamente com "algoritmos programados"... Melhor explicando: se você está indo visitar, digitar, ou fazendo sempre a mesma coisa, por hábito. E vendo o mesmo tipo de conteúdo sempre, além de sempre estar digitando o mesmo contexto, esses ditos Algoritmos "lêem" o que você visita ou digita, e vão acabar trazendo para você ver aquilo que você está "frequentando" ou fazendo sempre.
 
Digite "furadeira" em alguma conversa no seu Chat com alguém e logo pipocarão na tela muitos conteúdos e anúncios nesse contexto da furadeira.

A grande verdade, estamos mesmo é sendo monitorados por todos os lados, páginas, e-mails e tudo o mais que a gente faz a internet.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A roupa reflete a moral de uma mulher?

Os Peitinhos da Marquezine

Discussões, xingamentos e até baixarias entre as próprias mulheres aconteceram neste último domingo em postagens de algumas redes sociais devido ao "Decote Profundo" no vestido da atriz Bruna Marquezine em um programa de televisão. As rusgas, muitas vezes hilárias, aconteceram mais pelo fato de algumas pessoas terem observado não só a ousadia da roupa da atriz, mas também "os peitos caídos da Marquezine", o que acabou mudando o foco sobre a roupa.

Oras, eu não costumo assistir o tal programa e também não costumo sair por redes sociais defendendo atrizes ou tomar partido de quem quer que seja, que não me diga respeito. Contudo, dado à polêmica dada à "moral da mulher pela roupa", resolvi verificar e acabei por descobrir que também o povo faz muito tititi por tão pouco, e também por certa falta de conhecimento das pessoas sobre questões de ANATOMIA e DNA.

Primeiramente, eis dois prints do momento dela no programa e me pareceu que a premissa dos tais "peitinhos caídos da Marquezine" não voga em ser tão verdade e o autor da foto deve ter pego um momento que pode ter demonstrado algo não tão premente. Além do que, descobri que Bruna lançou(?) o tal "decote profundo" já foi usado por ela em um evento em 2015 (Você pode ver neste LINK). 
Bruna Markezine "Decote Profundo" 1
"Peitos caídos" não é defeito, é formato!

Estudos diversos sobre a anatomia e a formação do corpo humano dão conta de que o código genético DNA é responsável por várias características adquiridas por "Herança Genétíca Familiar".

Assim, peitos femininos não seguem um "padrão" estético qualquer que fosse. Contudo, muito provavelmente uma mulher terá peitos de formato grande, médio ou pequeno, tuberoso ou flácido, ou proporcional, caso a sua mãe tiver peitos naquele formato. Assim como o DNA reflete também a outros órgãos dos corpo, tais como a bunda, coxas, pés, etc, e até mesmo o sangue.
   
A roupa reflete a moral?

Contudo, a polêmica-foco das postagens dava conta de que Bruna estaria dando mal exemplo à crianças e adolescentes dado a ousadia do tal decote mostrar partes dos seios dela. Fato este que também gerou vários protestos femininos. 

Pois bem, me pergunto se estamos num processo de regressão ao primitivismo dadas às agressões escritas, talvez até verbais, ou se nas redes sociais estamos chegando a um nível de exagero contra cultural, já que a coisa mais normal deste mundo seria um mulher alimentar seus filhos bebês em público. Mas não... até isso, hoje alguns Shoppings reservam espaço para que essas mães não venham a se expor em público.

Entretanto, relembro o absurdo ocorrido nas festividades da passagem de ano na Índia, onde várias mulheres sofreram ataques sexuais por homens em Bangalore, no estado de Karmataca, onde um Ministro local chegou ao extremo de acusar as vítimas de culpa pelos estupros por algumas delas estarem usando roupas ocidentais na passagem do ano.

Presumo então que, se na Índia as vestimentas femininas que são roupas de costume cultural milenar e ditas como "moda comportada", e ainda assim a Índia encontra-se entre os primeiros lugares nos índices de crimes de estupro, não voga ser verdadeira essa teoria do "A roupa reflete a moral da mulher".

O que precisa mesmo é mudar a mentalidade de alguns dos homens quanto à ousadia no assédio às mulheres unicamente porque elas usariam roupas de corte mais ousado ou os ditos "sensual".

Apesar de tudo, comparativamente às indianas, nossas mulheres brasileiras são até que muito bem respeitadas por nós homens, e mesmo defendidas por vários destes quando alguma delas se depara em situação de perigo.

Não é a roupa que reflete ou faz a moral da mulher.
A imagem do banner abaixo demonstra isso.